Nova empresa de ônibus já está pronta para operar em Mauá

Grupo de Curitiba, premiado por qualidade em transportes urbanos já definiu o design e a frota que irá prestar serviços numa das cidades mais carentes de ônibus da Grande São Paulo. Todos os ônibus serão 0 km.

POR ADAMO BAZANI

Ônibus da Viação Leblon, de Curitiba, que deve operar em Mauá, na Grande São Paulo. Veículos, todos da marca Marcopolo reunirão itens e serviços de acessibilidade, conforto e segurança de acordo com as novas normas, e trarão câmeras e cofres temporizados para inibir ações de vandalismo e criminosas. Foto Grupo Leblon exclusiva para Adamo Bazani. Ônibus da Viação Leblon, de Curitiba, que deve operar em Mauá, na Grande São Paulo. Veículos, todos da marca Marcopolo reunirão itens e serviços de acessibilidade, conforto e segurança de acordo com as novas normas, e trarão câmeras e cofres temporizados para inibir ações de vandalismo e criminosas. Foto Grupo Leblon exclusiva para Adamo Bazani. 

Conseguimos com exclusividade a imagem de um dos vários ônibus que irão operar em Mauá, na Grande São Paulo, pela Leblon Transporte, empresa que, em 2008, ganhou o segundo lote operacional da cidade em Licitação, mas que ainda não começou a prestar serviços por conta do Grupo TransMauá, que contestou na Justiça o fato de ter perdido o certame.
As linhas do lote 02 são operadas há mais de 20 anos pela Viação Januária, do mesmo Grupo da TransMauá.
O lote 01, correspondente às linhas da Viação Cidade de Mauá, antiga Viação Barão de Mauá, é do mesmo Grupo TransMauá, que tinha a intenção de continuar operando com exclusividade os transportes no município do ABC Paulista.
A própria Prefeitura de Mauá admitiu que a cidade é a que possui um dos sistemas mais complexos e carentes de melhorias da Grande São Paulo. Além de obras do próprio poder público, como um cronograma de pavimentações e recapeamento de vias servidas pelos ônibus, previsão de reformas de terminais e readequação de algumas das principais linhas, a expectativa é que a entrada da nova empresa represente uma melhora significativa nos serviços da cidade.
A começar pelo fato de há muito tempo Mauá ter algo que há muito tempo não contava: mais de um grupo operando na cidade, o que estimularia a busca pelos passageiros resultando em melhorias na qualidade dos serviços. Outra coisa que os passageiros de Mauá até então já não tinham acesso é a uma frota quase totalmente nova.
Na verdade, o que se via em Mauá, era a troca de ônibus velhos por usados um pouco mais novos e poucos ônibus zero quilômetro, para atender as leis de acessibilidade e diminuir a idade média da frota, para o máximo permitido.
Toda a frota será zero quilômetro, como este Torino, da foto exclusiva. Todos os ônibus serão carroceria Marcopolo, incluindo micros, midis (micrões) e articulados Volvo, modelo Gran Viale.
Outra boa expectativa em relação à entrada da empresa Leblon é a tradição e o retrospecto do Grupo empresarial de Curitiba. A capital paranaense que é referência mundial em transportes públicos, principalmente a partir de 1974, com a implantação do primeiro BRT (Bus Rapid Transit) do planeta, conta com os serviços da Leblon há várias décadas.
Em 1969, a empresa começou com serviços escolares e de fretamento. Em 1982 entrou para o serviço urbano no Paraná, com a linha Fazenda Rio Grande. No ano de 1989, foi a primeira empresa a integrar o sistema integrado da Região Metropolitana de Curitiba.
Haroldo Isaak, proprietário do Grupo Leblon, falou com este repórter, com exclusividade, sobre os diferenciais que a empresa oferecerá em Mauá.

Detalhe da Águia e os rostos da pintura da empresa, que será diferente do padrão da Viação Cidade de Mauá. A águia que pe símbolo da Leblon representa agilidade, força e visão, atributos que a empresa quer implantar nos transportes deste município do ABC. Foto Grupo Leblon exclusiva para Adamo Bazani Detalhe da Águia e os rostos da pintura da empresa, que será diferente do padrão da Viação Cidade de Mauá. A águia que pe símbolo da Leblon representa agilidade, força e visão, atributos que a empresa quer implantar nos transportes deste município do ABC. Foto Grupo Leblon exclusiva para Adamo Bazani 

“Além de seguir todas as normas de segurança, conforto e acessibilidade vamos oferecer mais ainda para os passageiros e nossos funcionários em Mauá. Os ônibus serão dotados de câmeras internas e externas para inibir a violência, a evasão de receitas, o vandalismo e até mesmo elucidar acidentes de trânsito. Todos terão cofres temporizados, o que também inibe a ação de criminosos, proporcionando mais segurança a quem trabalha e viaja no ônibus” – contou Haroldo.
Serão 75 ônibus em operação mais uma frota de carros reservas, totalizando 86 ônibus.
Haroldo se recorda das conquistas obtidas pelo Grupo Leblon Transporte no setor. “Somos a empresa de ônibus urbanos mais antiga em operação a ter o ISO 9000, certificado de qualidade obtido em 1997, com o processo para a certificação iniciado em 1995. Fomos finalistas do Prêmio da ANTP – Associação Nacional dos Transportes Públicos, o que nos orgulha muito, mostra que nosso trabalho está no caminho certo. Mas sempre vamos partir para uma melhora constante.”
A águia, pintada na lataria do ônibus, com efeito formado por 4 rostos, é símbolo da empresa e tem o intuito de evidenciar as principais características do animal, como visão, força e agilidade.
“Esperamos trazer o melhor para Mauá e, logo de início, instruir nossos funcionários a valorizar quem usa ônibus, que não é apenas um usuário, mas um cliente” – finaliza Haroldo.
A estimativa é de a empresa começar a prestar serviços já neste mês de agosto

Adamo Bazani, repórter da CBN, busólogo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s